lIustração de um xamã na Sibéria, produzida pelo explorador holandês Nicolaes Witsen no final do século 17. É a mais antiga representação pictórica conhecida de um xamã siberiano e de onde surgiu pela primeira vez o termo "xamã" .
Há diversas formas de xamanismo cada uma com suas respectivas peculiaridades , o sudeste da Ásia, China, Tibete, Japão, América do Norte e América do Sul, Austrália e Indonésia, dentre os diversos ramos xamânicos podemos citar :
o índio aborígine da Austrália;o africano dos nativos de toda a África;o siberiano da península de Altai na Rússia;
o celta dos antigos druidas, numa determinada região da Europao cigano de origem indu.
Alguns desses povos mantem o xamanismo até os tempos modernos , a localização isolada do nganasans, tornou possível que a prática do xamanismo continue sendo entre eles preservada , mesmo no início do século . Um notável registro das sessões xamãns Nganasan foram gravadas em filme em 1970. https://www.youtube.com/watch?v=GbVnsS4VuDI
Nome do líder espiritual difere de acordo com as diferentes localizações e idiomas. Assim, por exemplo. o xamã em finlandês: tietöjö, em húngaro: shaman mas foi Sibéria a região que deu origem a palavra “xamã”, que deriva do Tungus Saman.
O animal cultuado pelos tungus é a rena, seu couro era utilizado na vestimenta de proteção contra ataques de espíritos malignos e na confecção do tambor, principal instrumento de poder dos magos curandeiros da Sibéria. Eles acreditam que a alma do animal sobrevive no tambor e pode guiá-lo em seus transes – muitas vezes induzidos com a ajuda do cogumelo alucinógeno Amanita muscaria.
O xamã é definido como "o homem que sabe." O significado da palavra xamã compreende o indivíduo que estado mental alterado,e que pode permanecer mestre de si mesmo tendo sua consciência guiada, espiritualmente por divindades durante o êxtase.
O xamã desempenhava um papel complexo, com diversas tarefas , esse líder espiritual, era curandeiro, de poder premonitório, conselheiro, guardião espiritual, e responsável por fortalecer a união da comunidade apaziguando conflitos, além dessas funções ,cabia também ao Xamã o dever de ensinar , manter e preservar todas as tradições do clã, sendo responsável pelas orações, lendas, canções, e por todas as cerimônias e ritos de sacrifício.
Assim como o idioma húngaro pertence à família Uralica, a origem das crenças pagãs húngaras também está diretamente relacionada com as comunidades xamans da Sibéria .
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Povos de línguas urálicas |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWGsvoKRoFep7tKd_IX_b43M52I-vNg5J_FYkiD-Orwh8aQT1g8U9EYpxH5ll-FGeurHV_O6F09Zq_eqctWFG1AkECqVoCQqeREcRngbPbSZlKLgLLI71mIz8va8YWH0Jjm1iC1yCoq6pS/s640/d%C3%A1vid+julia+oroszl%C3%A1n+szarvas+%C3%A9letfa.jpg)
A grande arvore que alcança o céu descreve uma crença comum entre vários povos Uralicos, ela representa a conexão com o mundo inferior e superior , a enorme árvore da vida ,está presente em muitos contos populares , a árvore pode ser observada como tema nos motivos decorativos em diversos documentos e objetos .
![](https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/2a/MZK_001_Nr_06_Die_St._Michaelskirche_und_die_Jakobscapelle_zu_%C3%96denburg_Fig_03_Jakobskapelle_Bogen_mit_Skulputur.jpg/250px-MZK_001_Nr_06_Die_St._Michaelskirche_und_die_Jakobscapelle_zu_%C3%96denburg_Fig_03_Jakobskapelle_Bogen_mit_Skulputur.jpg)
Árvore alcance céu
Combate de dois Taltos pessoas (tanto na forma de touros). Decoração no saleiro milho, coletados em Sarret. O artefato é descoberta pelo etnógrafo Szűcs Sándor.
A crença do Dualismo da alma podem ser encontrados na maioria dos povos de lingua Urálica, incluindo os húngaros e pode ser observado nessas diversas culturas com muitas variações. Acreditavam que cada ser era dotado de mais de uma alma , a alma do corpo para manter as funções corporais, e uma alma livre que pode deixar o corpo (mesmo durante a vida), sendo grandes as variações sobre esse tema entre essas culturas..
![](https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/03/Fastener.png/250px-Fastener.png)
Um prendedor do 9º século, descoberto em Kirovohrad Oblast, Ucrânia; a descoberta pertence ao possivelmente húngara "Subotcy encontrar horizonte
Como já mencionado,de acordo com a fé dualista da crença xamânica , a alma parte do corpo ao longo do tempo (especialmente durante o sono), visita vários lugares entra em contacto com outras almas. Se a alma não consegue retornar ao corpo, a pessoa fica doente, levando a uma ausência prolongada e a morte da pessoa. Este õrzõdött para "ir a dormir com o espírito" em nosso discurso. A palavra "gosto" dos húngaros pagãos emergiu do coração do espírito do mal chamado doença. Este õrzõdött o "sabor comê-lo!" Ill .a "mastigar o sabor do fígado!" insultos. Quanto mais a alma era uma noção geral entre as nações aliadas. O povo de xamãs sobre-humanos, Garabonciások, xamãs foram, de acordo com essa crença Entre os húngaros ,a alma do corpo, Lelek estava relacionada com a respiração (mostrado pela etimologia). A alma sombra chamado Íz estava relacionada com a alma dos mortos.
As crenças pagãs húngaras após a implantação do Cristianismo foram gradualmente destruídas, a visão de fé do mundo xamânico foi censurada, apesar disso esta crença e seus componentes essenciais sobreviveram em forma de temas de conto de fadas, cantos rituais e crenças.
Estudos de arquivos sobre o julgamentos de bruxas revelam que algumas características do folclore húngaro são remanescentes de crenças xamânicas , do passado remoto, e possivelmente influenciado por povos turcos com quem os húngaros viveram antes de se estabelecer na Planície da Panónia além de uma possível influência Oriental dos Cuman, povo nômade que após a invasão mongol (1237), se estabeleceram na Hungria e na Bulgária .
Fontes:
- Horváth Ilona Schmidt, os símbolos básicos da visão de mundo xamânicao animizmussal e totemizmussal.
- http://www.magyarkronika.com/mozaik/0621.htm
- Chronicle dos húngaros, húngaro Book Club, Budapeste, 2000
As crenças populares húngaras derivam do Xamanismo que foi a religião desse povo antes de assumir o cristianismo. Suas raízes remontam às tribos da Sibéria, de lingua urálica , os parentes primórdios língua húngara.
Os Tungus são um povo indígena da Sibéria localizados nas montanhas de Altai. A tradução literal da palavra Tungus Saman, significa, "Conhecer" .
O candidato a xamã tinha suas qualidades manifestadas na infância podendo ser indicadas por algumas características físicas anormais como por exemplo o excesso de número de ossos, dentes ou até mesmo o nascimento com dedos a mais . Tais anormalidades eram consideradas sinais , indicaria que o candidato xamã enfrentou seres espirituais sobrenaturais tendo seu corpo desmembrado e ao vencer esses espíritos ele retornaria duas vezes mais forte . Esta crença foi preserva em contos populares , como um em que após a mutilação o herói (ex. Seu cabeça cortada) desperta "foi duas vezes mais forte" do que antes.
O antigo sistema de crença xamânica representa uma das primeiras formas de desenvolvimento religioso, e promovia uma relação, mais igualitária com a natureza , reverenciando tanto elementos da natureza , como por exemplo uma pedra, uma árvore, como também certos animais , como águia ,o veado, o urso ,como por exemplo a lenda do cavalo branco.
Sua natureza temida pode ser visto, como ele também possui em maldição expressões: "Vigyen el az Íz" (= "a alma sombra levá-lo!"). Esta maldição é desconhecido para a maioria das pessoas hoje em dia, e da palavra "Íz "(neste sentido) também é desconhecido, ou se sentiu como um arcaísmo com significado esquecido.
A iniciação do Cristianismo , feita a ferro e fogo. foi dramática, o príncipe Géza , manda enterrar vivo o chefe das tribos petchenegues, Thonuzoba visando a pacificação com reinados vizinhos já convertidos ao cristianismo.
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